Apresenteção - Francisco Senna

SAVEIRO-ARTE

SAVEIROS DO MAR DA BAHIA

 

Francisco Senna

 

D’O MAR DA BAHIA... MARAVILHARTE

SAVEIROS DA BAHIA... SAVEIRO-ARTE

 

Henrique Passos é o grande artista contemporâneo das paisagens da Bahia, o pintor que se debruça com olhar apaixonado sobre os recantos de sua terra e se expressa plasticamente com o encantamento de eterno namorado, revelando-nos a beleza de seu patrimônio natural e edificado, a riqueza intangível de suas manifestações culturais, a magia sagrada do sincretismo religioso de seu povo e o mistério atemporal de suas tradições e história.

 

Henrique Passos é senhor absoluto de sua arte em estilo impressionista, com extenso currículo, privilegiado talento e magistral domínio da técnica da pintura a óleo de cavalete. Registrando com sentimento cenas e paisagens congeladas no tempo e na nossa memória, realizou exposições históricas em homenagem aos 450 anos de fundação das cidades do Salvador e de São Paulo e agora nos presenteia com esta especial exposição intitulada SAVEIRO-ARTE Saveiros do Mar da Bahia.

 

Os Saveiros do Mar da Bahia já foram temas das pinturas e desenhos de Mendonça Filho, Alberto Valença, Presciliano Silva, Jaime Hora, Diógenes Rebouças e Lev Smarcevsky, das fotografias de Pierre Verger, Voltaire Fraga e Nilton Souza, dos romances e contos de Jorge Amado, Vasconcelos Maia e Pedro Agostinho, além das músicas de Dorival Caymmi e Dori Caymmi com Nelson Motta.

 

O Saveiro é poesia no mar da Bahia, “apenas uma coisa do mar...”, um território flutuante carregado de um tudo, seja do tipo lanxão ou tijupá, que serenamente se põe a navegar, com velas enfunadas ao vento da viração, singrando pelas bordas da Baía de Todos os Santos e rios do Recôncavo baiano... encanto e magia no mar da Bahia, que Henrique Passos soube captar e registrar nas telas e Zeca Fernandes expõe como se vivos fossem.

 

Saveiro segue navegando

                        Nas águas verdes do mar

                                                  Saveiro segue teu destino

                                                                           Ao encontro de Yemanjá

Voltar ao Topo

HENRIQUE PASSOS - SAVEIRO-ARTE

Realização: Zeca Fernandes Escritório de Arte - contato: 71.3019-9977 - Fotografia: Guto Esteves.

© Henrique Passos - Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido por CARLOS PASSOS